1 Estelivroéparatodososprofessores sonhadoresqueesperançampelassalasde auladessepaís.Afinal,?aprendereensinar comsentidoéaprendereensinarcomum sonhonamente.Apedagogiaservedeguia pararealizaressesonho?.(Gadotti,2003). SecretariaMunicipaldeEducaçãodeTriunfo/RS GuildoEdilioHoppe|SecretárioAdjuntodeEducação RoseliPereiraMachado|SecretáriadeEducação FundaçãoLaSalle/RS AnaPaulaBittencourtFerreira|AssistentedeProjetos HildegardJung|AssessoraPedagógica JulianaChavesDias|CoordenadoradeProjetos LucineiJoséHanauer|CoordenadorGeral Organizaçãoerevisãofinal: IsadoraGobiPinto. Triunfo,novembrode2024. SUMÁRIO PREFÁCIO????????.????????????????..???.??5 OSCONCEITOSDEALFABETIZAÇÃOEDELETRAMENTO???..??.??6 APSICOGÊNESE DALÍNGUAESCRITA???????????????.?.12 OSMÉTODOSDEALFABETIZAÇÃO??????????...?????..??19 OSMÉTODOSDEALFABETIZAÇÃONOMUNICÍPIODETRIUNFO...?..?.?22 OPROCESSOPEDAGÓGICO DEALFABETIZAÇÃOELETRAMENTONA PRÁTICA????????.??.???????????????????.?26 OACOMPANHAMENTOEAAVALIAÇÃODOSPROCESSOS DEAQUISIÇÃO DALÍNGUAESCRITA????.?????????????????????30 CONSIDERAÇÕES FINAIS????????.?????????..???.??34 SOBREASAUTORAS????????.??????...??????????35 PREFÁCIO AhistóriadaalfabetizaçãonoBrasilémarcadapordesafioseconquistas, e,emcadacantodopaís,professoraseprofessoresreinventamdiariamentesuas práticasparalevarcrianças,jovenseadultosàalfabetizaçãoeaoletramento.No municípiodeTriunfo,asalfabetizadoras,juntamentecomaformadoraProfa. Isadora,celebramestecompromissoconcebendoopresentelivro,frutoda dedicaçãodecadaumadessaseducadorasque,comcriatividade,paciênciae amor,constroem,todososdias,pontesentreaspalavraseomundo.Poressas pontes,comcuidadoesabedoria,conduzemseusalunosparaummundode descobertasedemagia,queéomundodaleituraedaescrita. Oprocessodealfabetizaçãovaimuitoalémdeensinarletrasesílabas;é umaportaparaodesenvolvimentocrítico,culturalehumano,porisso denominamosletramentoaesseusosocialdaescrita.Osconceitos,métodose processosbalizadoresaquidescritossãooreflexodeexperiênciasvividasem saladeaula,testadaseaprimoradasporquemviveocotidianodaeducaçãoem suasdiversasnuances. Estelivrotrazàtonaosdesafioseinovaçõesquemarcamaalfabetização naRedeMunicipaldeTriunfo,numaperspectivaquearticulateoriaeprática, embasadanosaberacumuladodessasprofissionaisqueconhecemdepertoa realidadedesuascomunidades.Emcadacapítuloencontramosnarrativasde possibilidadesquemostramqueaalfabetizaçãoé,antesdetudo,umatode construçãoconjunta?entreprofessorasealunos,entreteoriaeprática,entre escolaecomunidade. Aspáginasqueseguemconsistememumtestemunhodapotência transformadoradaeducaçãoedaimportânciadevalorizarossaberesconstruídos localmente.Queelesirvadeinspiraçãoparaoutrascidades,estadoseregiões, mostrandoqueatrocadeexperiênciaseotrabalhocoletivosãocaminhos frutíferosparaumaalfabetizaçãocadavezmaisinclusiva,participativaeeficaz. Queessaobradesperteamesmapaixãopelaalfabetizaçãoqueguiousuas autorasemcadaetapadesuasjornadas. Boaleitura! Profa.Dra.HildegardSusanaJung Primaverade2024. CAPÍTULO1 OSCONCEITOSDEALFABETIZAÇÃOEDELETRAMENTOEOSISTEMADE ESCRITAALFABÉTICA GislaineRosadaMotta KeleAdrianedeMoraes LedaRuschMiranda LucianeIsabelEssvein MiriamKollingMarocco Osconceitosdealfabetizaçãoedeletramentovemsendodesmistificados ediferenciadosaolongodotempo.SegundoSoares(2004),aalfabetizaçãoé entendidacomooprocessodeaquisiçãodocódigoescrito,envolvendoas competênciasehabilidadesnecessáriasparaaleituraeaescrita.Assim,quando sefalaemalfabetização,refere-seaumprocessoqueabrangeamecânicade aquisiçãodalinguagemescritaeadecodificaçãodocódigoalfabético,sem necessariamenteatribuirsentidooucompreensãoaoqueselê. Noquedizrespeitoaoconceitodeletramento,Chanoski-Gusso(2006) destacaqueessetermosurgiuparaevidenciarquesaberlereescreverenvolve diferentescapacidades.Soares(2004)complementaessadefinição,afirmando queoletramentopressupõeodomíniodascompetênciasdeleituraeescritapara alémdacapacidadepráticaemecânicadoconhecimentobásicodelere escrever.Trata-se,portanto,dousocompetentedaleituraedaescrita,que permiteatribuirsentidoecompreensãoaoqueselê,integrandoessashabilidades navidasocialcotidiana. Paraqueashabilidadesdealfabetizaçãoedeletramentosejam consolidadas,acriançaprecisacompreenderoSistemadeEscritaAlfabética (SEA).Essesistemaenvolveoperaçõesmentaiscomplexaseébaseadoem propriedadesespecíficas,conformeprevêGomesdeMorais;Leite;Figueiredode Sá;Pessoa(p.11,2012): ' Compreendemos, portanto,queoSEAécaracterizadopela correspondênciaentreossonsdafalaeasletrasdoalfabeto.Cadaletra representaumsomespecífico,eacombinaçãodessasletrasformampalavrase frases.EntreascaracterísticasessenciaisdoSEA,destaca-searepresentação fonética,ondecadaletracorrespondeaumfonema.Porexemplo,aletra"B" representaofonema/b/,enquantoaletra"C"poderepresentarosfonemas/k/ou /s/,dependendodocontexto.Aordemserialéoutracaracterísticafundamental, poisasletrassãoorganizadasemumasequênciaespecífica,crucialparaa formaçãodepalavraseparaaleitura.NomunicípiodeTriunfo/RS,ascrianças aprendemoSEAdeformagradativa,iniciandopelaidentificaçãodasletraseseus sonsindividuaiseavançandogradualmenteparaaformaçãodesílabas,palavras etextos. OSEAdesempenhaumpapelvitalnaalfabetizaçãopordiversasrazões. Primeiramente,acompreensãodasrelaçõessom-letra(grafema-fonema 1 ), permitindoqueascriançasdecodifiquempalavras,capacitando-asalere escrevercombasenossonsesímbolos.Alémdisso,ahabilidadedeassociar letrasasonsfacilitaacompreensãodetextos,permitindoqueascriançasleiame interpretemhistórias,instruçõeseinformações.OSEAtambémcapacitaas criançasaescreveremdeformaautônoma,expressandosuasideiase experiênciaspormeiodaescrita.Acompreensãodasregrasortográficasestá diretamenterelacionadaaoSEA,ajudandonagrafiacorretadaspalavras, seguindoalínguaportuguesa. ParaSilva(2018),aconsciênciafonológicaestádiretamenterelacionada aoSistemadeEscritaAlfabética(SEA)eàsregrasortográficas.Aconsciência fonológica,queéumpreditorimportantedosucessonaleitura,envolvea percepção,segmentaçãoemanipulaçãodossonsdafala,habilidadesessenciais paraadecodificaçãodepalavraseacompreensãodarelaçãoentreletrasesons. OSEAtambémapoiaodesenvolvimentodamemóriadetrabalho,umavezquea leituraeaescritaexigemqueascriançasmantenhaminformaçõesnamente enquantoprocessamnovosdados.OutracontribuiçãosignificativadoSEAéo desenvolvimentodovocabulárioedasintaxe,poisascriançassãoexpostasa novaspalavraseestruturasgramaticaisduranteoprocessodealfabetização. Portanto,oSistemadeEscritaAlfabéticaéessencialparaaalfabetização, proporcionandoumabasesólidaparaadecodificação,compreensãoeprodução detextos,alémdeapoiarodesenvolvimentodeimportanteshabilidades cognitivaselinguísticas.PormeiodoSEA,ascriançassãocapacitadasanavegar pelomundodaleituraedaescrita,abrindoportasparaoaprendizadocontínuoe ocrescimentointelectual. Acreditamos,também,queasrelaçõesentregrafemaefonema desempenhamumpapelfundamentalnoprocessodeaprendizagemdaleiturae daescrita.Acompreensãoeaconsciênciadessasrelaçõessãoessenciaispara 1 Grafemassãorepresentaçõesgráficasdasletrasoucombinaçõesdeletrasquecorrespondem aosfonemas,ossonsdafala. queosalunosdesenvolvamhabilidadesdedecodificaçãoecodificação,ouseja,a capacidadedeassociarossonsdafalaàsletrascorrespondentesevice-versa. Nessesentido,aalfabetizaçãoenvolveacapacidadedeassociaros grafemasaosfonemascorretamente,ouseja,reconhecerquedeterminadaletra ouconjuntodeletrascorrespondeaumdeterminadosom.Aalfabetizaçãoeficaz dependedacompreensãodessarelaçãoentregrafemasefonemas,poisesse conhecimentopermiteàscriançasdecodificaraspalavrasescritase atribuírem-lhessignificado.Porisso,éfundamentalqueoprocessodeensinoda leituraedaescritaleveemconsideraçãoessacorrespondênciaentresome símbolo,possibilitandoqueosalunosdesenvolvamacapacidadedeassociaros sonsdafalaàsletrasquerepresentamessessons.Issodestacaaimportânciade umensinosistemáticoeprogressivodasrelaçõesentregrafemasefonemas,que partedoreconhecimentodasletraseseussonsisoladamenteatéacompreensão dascombinaçõesdeletrasqueformamsílabasepalavras.Esseprocessode alfabetizaçãodeveserconstruídodeformagradualecoerente,respeitandoas particularidadeseoritmodeaprendizagemdecadaaluno. Destacamosqueacompreensãodarelaçãoentregrafemasefonemasna alfabetizaçãonãoselimitaapenasaoreconhecimentodasletrasedeseussons, masenvolvetambémacapacidadedeutilizaressacorrespondênciadeforma eficaznaleituraenaescrita.Issosignificaqueosalunosprecisamnãoapenas decodificaraspalavras,mastambémcompreenderosignificadodotextoesaber expressarsuasideiasporescrito. DeacordocomFerreiroeTeberosky(1999),pioneirasnoestudoda PsicogênesedaLínguaEscrita,umacriançaéconsideradaalfabetizadaquando conseguecompreendereutilizaralinguagemescritadeformafuncionalem diferentescontextossociaisecomunicativos.Esseéumprocessocomplexoque envolvediversashabilidadeseconhecimentos.Paraconsiderarumacriança alfabetizada,osseguinteselementossãofundamentais: ?Reconhecimentoeusodasletrasesons:acriançadevesercapazde reconhecerasletrasdoalfabetoecompreenderarelaçãoentreletrase sons,oqueéabasedadecodificação(Adams,1990). ?Compreensãodetextos:ahabilidadedeentenderoqueestálendoé crucial.Issoenvolvenãoapenasadecodificaçãodaspalavras,mas tambémainterpretaçãoeacapacidadedefazerinferências(Kintsch, 1998). ?Produçãodetextosescritos:acapacidadedeescrevertextoscoerentes ecoesos,utilizando-sederegrasgramaticaiseortográficas,éoutro indicativodealfabetização.EstudosdeVygotsky(1984)ressaltama importânciadainteraçãosocialedousodalinguagemescritaparao desenvolvimentocognitivo. ?Consciênciafonológica:entenderqueaspalavrassãocompostaspor unidadesmenoresdesom(fonemas)esercapazdemanipulá-lasé essencialparaaalfabetização(Ehri,2005). ?Vocabulário:umvocabulárioamplofacilitaacompreensãoeaprodução detextos.Beck,McKeowneKucan(2002)destacamqueaexposiçãoa umavariedadedepalavrasecontextoséfundamentalparao desenvolvimentodovocabulário. ?Conhecimentodegênerostextuais:sercapazdeidentificareproduzir diferentestiposdetextos,comonarrativos,descritivos,expositivose argumentativos,éumaspectoimportantedaalfabetização(Bazerman, 2006). ?Saberfazerusodessesconhecimentosnomeiosocial,sendocapazde realizarumaleituracríticaesocializardeformafuncionalemnossa sociedadeletrada. Porfim,compreendemosqueesseselementossãoessenciaisparaque umacriançasejaconsideradaalfabetizada,proporcionando-lheabasenecessária paracontinuaraprendendoesedesenvolvendoaolongodesuavidaescolar. REFERÊNCIAS ADAMS,M.J.Beginningtoread:Thinkingandlearningaboutprint. Cambridge.MA:MITPress,1990. BAZERMAN,C.Gênerostextuais,tipificaçãoeinteração.SãoPaulo:Cortez, 2006. BECK,I.L.,McKeown,M.G.,&Kucan,L.Bringingwordstolife:Robust vocabularyinstruction.NewYork:GuilfordPress,2002. BRASIL.SecretariadeEducaçãoBásica.DiretoriadeApoioàGestão Educacional.Pactonacionalpelaalfabetizaçãonaidadecerta:apropriação dosistemadeescritaalfabéticaeaconsolidaçãodoprocessoem alfabetizaçãoemescolasdocampo:educaçãodocampo:unidade03/ MinistériodaEducação,SecretariadeEducaçãoBásica,DiretoriadeApoioà GestãoEducacional.--Brasília:MEC,SEB,2012. CHANOSKI-GUSSO, AngelaMari.Alfabetização:práticassociaisdeleiturae escrita/AngelaMariChanoski-Gusso.-1ed.-Curitiba[PR]:IESDE,2021. EHRI,L.C.Learningtoreadwords:Theory,findings,andissues.Scientific StudiesofReading,9(2),167-188,2005. FERREIRO,E.,&Teberosky,A.Lossistemasdeescrituraeneldesarrollodel niño.México:SigloXXIEditores,1999. KINTSCH,W.Comprehension:Aparadigmforcognition.Cambridge: CambridgeUniversityPress.1998. VYGOTSKY,L.S.Aformaçãosocialdamente:Odesenvolvimentodos processospsicológicossuperiores.SãoPaulo:MartinsFontes.1984. SILVA,A.L.Desenvolvimentodaconsciênciafonológicaealfabetização. RevistaBrasileiradeEducação,23(1),1-18.2018. SOARES,M.B.Alfaletrar:todacriançapodeaprenderalereaescrever.São Paulo,2020. SOARES,Magda.Letramento:umtemaemtrêsgêneros.BeloHorizonte: Autêntica,1998. SOARES,M.LetramentoeAlfabetização:asmultifacetas.RevistaBrasileira de Educação. n.25,p.5-17,2004. Disponívelem https://doi.org/10.1590/s1413-24782004000100002. CAPÍTULO2 APSICOGÊNESE DALÍNGUAESCRITA IsadoraGobiPinto AspsicolinguistasargentinasEmíliaFerreiroeAnaTeberosky,em1974, iniciaramosestudosacercadateoriaqueconhecemoshojecomoPsicogênese daLínguaEscrita.Essateoriatemcomobaseaspesquisasconstrutivistasde JeanPiaget.ParaMendonçaeMendonça(2011,p.2): Assim,FerreiroeTeberoskydesenvolveramsuapesquisacom fundamentospsicolinguísticosquandorecapitulamoconstrutivismo, deixandoclaroqueateoriapiagetianaacumulavapesquisasinsuficientes paradarcontadalinguagem[...]fazendocomquebuscassem,na Psicolinguística,fundamentosparaainvestigaçãodaPsicogêneseda línguaescrita. EssaprimeiraobradasautoraschegouaoBrasilem1986.Nela,Ferreiroe Teberoskyrelatamqueacriançaviveemumcontextosocialrepletodesistemas simbólicos,comoaescrita,equeaalfabetizaçãodeveserconstruídaapartirda compreensãodessessímbolos.Contudo,éessencialreconhecerque,antesde aprenderalerouescrever,acriançadesenvolvehabilidadesparapercebero mundo 2 ,interpretarsons,coreseformas,alémdesemovimentareatuarcomo sujeitosocial.FerreiroeTeberosky(1999)entendemqueoprocessodeaquisição dalínguaescrita,ocorreapartirdacompreensãodascaracterísticas,valorea funçãodaescrita,umavezqueestasetornaobjetodesuaatençãoe conhecimento.Portanto,acreditamosqueapráticaeducativa,naperspectivada alfabetização,develevaremconsideraçãoaconstruçãodosujeitoemrelaçãoà suarealidadelocaleàsquestõesglobais. Buscandoelucidareesclareceroprocessodeaquisiçãodalínguaescrita, asautorasclassificaramdiferentesníveis,sendoeles:pré-silábico,silábico, 2 Traçandoumlastroteórico,podemosconectaraideiaàFreire,ondeoautorrelataquea leituradomundoprecedealeituradapalavra?(1989,p.9). silábico-alfabéticoealfabético(FERREIRO;TEBEROSKY,1999).Abaixo apresentaremoscadaumdosníveisesuascaracterísticas. Figura1-PsicogênesedaLínguaEscrita:NívelPré-silábico Fonte:acervopessoaldaautora(2024). Nestenível,acriançanãoatribuisonsàsletrasepodeapresentar,em suasescritas,númerosououtrosregistrosgráficos.Alémdisso,acriançapode atribuiràescritaletrasdeseunome,semconexõesdegrafemaefonema,e, também,inserirumnúmerodeletrasdeacordocomotamanhodo objeto/imagem.Porexemplo:oelefante,porsergrande,podeterumnúmero maiordeletras.Apósonívelpré-silábico,acriançaavançaparaosilábico,seja comousemvalorsonoro. Onívelsilábicoretrataacompreensãodacriançaacercadosblocos sonoros/sílabas.Nestenível,acriançafaztentativasdedarumvalorsonoropara cadapartedapalavra,poiscompreendequeoqueéditopodeserescrito. Entretanto,nonívelsilábicosemvalorsonoro,acriançaaindanãorelacionaos grafemasaosfonemas,conformeapresentadonaimagemabaixo. Figura2-PsicogênesedaLínguaEscrita:Nívelsilábicosemvalorsonoro 3 . Fonte:acervopessoaldaautora(2024). Diferentedonívelsilábicosemvalorsonoro,nonívelsilábicocomvalor sonoro,acriançaatribuiumaletra,relacionandografema-fonema,aumasílaba dapalavra.Normalmentealetrarelacionadaéumavogal,porsuafácilconexão entresom,?nome?egrafia.Apresentamosonívelsilábicocomvalorsonorona figura3. 3 Pontuamosqueapalavra?SOL?jáeraconhecidapeloestudante,porisso,escreveudeforma alfabética. Figura3-PsicogênesedaLínguaEscrita:Nívelsilábicocomvalorsonoro. Fonte:acervopessoaldaautora(2024). Apósonívelsilábicocomvalorsonoro,acriançaavançaráparaonível silábico-alfabético.Nestenível,elajácompreendeuqueassílabassão ?conjuntos?deletras,porém,oraescrevedeformacorreta 4 ,oraescreve utilizandoumaletraporsílaba.Éumperíodotransitório,oraalfabético,ora silábico.Paraelucidaressaquestão,apresentamosafigura4. 4 Utilizamosapalavracorretasobaperspectivadaprogressãoparaonívelalfabético.Portanto,a palavraestárelacionadaàcompreensãodarelaçãoentregrafemaefonema,nãosobarelação ortográficadalíngua. Figura4-PsicogênesedaLínguaEscrita:Nívelsilábico-alfabético. Fonte:acervopessoaldaautora(2024). E,porfim,nonívelalfabético,acriançacompreendequeasílabanãopode serescritaporapenasumaunidade,massim,porumconjuntodeunidades (letras).Nestemomento,acriançapassaaempregaradequadamenteos grafemas,relacionando-osaosfonemas.Destacamosquenestenível,aescrita aindanãoocorredeformaortográfica,porissonãoconsideramosoaluno alfabetizado,massim,alfabético.Nafiguraabaixo,exemplificamosonível. Figura5-PsicogênesedaLínguaEscrita:Nívelsilábico-alfabético. Fonte:acervopessoaldaautora(2024). Atravésdacompreensãodosníveisdeescrita,propostosporFerreiroe Teberosky(1999),oprofessorpoderávisualizaroprocessodeaprendizagemde formagradativa,fazendoasintervençõesnecessáriaserespeitandoa individualidadedossujeitos.ParaFerreiro(2017,p.16),oprocessode representaçãodalinguagemeodealfabetizaçãopassamporumatríade:?[...] temos,porumlado,osistemaderepresentaçãoalfabéticadalinguagem,com suascaracterísticasespecíficas;poroutrolado,asconcepçõesquetantoosque aprendem(ascrianças)comoosqueensinam(osprofessores)têmsobreeste objeto?. Portanto,compreenderaPsicogênesedaLínguaEscritaéapenasumdos fatoresimprescindíveisparaproporcionarumaalfabetizaçãobem-sucedida.Para alfabetizarcomsentido,éprecisoiralém,enxergandoaspotencialidadesdas criançasealinhando-asaoprocessodeaquisiçãodalínguaescrita. NomunicípiodeTriunfo/RS,avisãointegraldosujeitoéconsideradaea PsicogênesedaLínguaEscritaéutilizadacomoumcaminhodeaprimoramento doprocessodeensinaredeaprender.Nospróximoscapítulos,vamosesclarecer comoessateoriasubsidiaaspráticaspedagógicas,alinhando-aaosmétodosde alfabetização,atividadeseavaliação. REFERÊNCIAS FERREIRO,E.;TEBEROSKY,A.Psicogênesedalínguaescrita.Traduçãode DianaMyriamLichtensteinetal.PortoAlegre:ArtesMédicas,1999. FERREIRO,Emília.Reflexõessobrealfabetização[livroeletrônico].Editora Cortez,1.ed.ColeçãoQuestõesdaNossaÉpoca,vol.06.SãoPaulo, 2017.Disponívelem:https://leitor.arvore.com.br/e/livros/ler/reflexoes-sobre-. FREIRE,Paulo.Pedagogiadooprimido.EditoraPazeTerra,63.ed.SãoPaulo. 2017. CAPÍTULO3 OSMÉTODOSDEALFABETIZAÇÃO CarinadaSilvaCastro CatianeSarmentodaSilva DeniseCarvalhodeOliveira ElenaNúbiaCarvalhodaCosta FátimaElianedaSilva LoracidosReisPereira MárciaDeniseSilvadosSantos MariaRitadeCássiaCostadeAvila Aalfabetizaçãoéumdospilaresfundamentaisdoprocessoeducacional,e aformacomoéabordadapodeterumimpactosignificativonodesenvolvimento dashabilidadesdeleituraeescritadascrianças.Aescolhadométodode alfabetizaçãonãoéumadecisãotrivial;eladeveserbaseadaemuma compreensãoprofundadascaracterísticasindividuaisdosalunos,bemcomonas especificidadesdocontextoeducacionalemqueestãoinseridos.Nestecapítulo, exploraremososmétodossintético,analíticoeanalítico-sintético. Abaixo,apresentamos,deformadetalhada,ascaracterísticasdosmétodos descritos. 3.1MétodoAnalítico SegundoGalvãoeLeal(2005,p.20)?osmétodosanalíticossãoaqueles quepropõemumensinoquepartedasunidadessignificativasdalinguagem,isto é,palavras,frasesoupequenostextos,paradepoisconduziranálisedaspartes menoresqueasconstituem(letrasesílabas)?.Compreendemos,portanto,queo objetivocentraldestemétodoépromoveracompreensãodosentidodeumtexto, aoinvésdefocarnasilabação. Estãorelacionadosaométodoanalíticoasseguintespropostas: 1.Palavração(ênfasenapalavra):Estemétodosimplesexplorapalavras comuns,buscandofazercomqueacriançareconheçaossonsdessas palavras.Éumaformadefacilitaroentendimentoeamemorizaçãopor meiodafamiliaridadecomovocabulário. 2.Sentenciação(ênfasenafrase):Comoonomesugere,asentenciação partedoaprendizadopormeiodefrasesinteiras,explorandoa memorizaçãoeacompreensãocontextualdassentenças.Estemétodoé eficazparadesenvolverafluêncianaleitura. 3.Global(ênfaseemtodasaspartesdaescrita):Ométodoglobal apresentaprimeiroestruturasdetextoscomcomeço,meioefim.Este enfoqueajudaascriançasaentenderemanarrativacomoumtodoantes deseaprofundaremnaspartesindividuais. Essemétodoiniciaoprocessodealfabetizaçãoatravésdepalavras,frasese pequenostextos,ondeascriançasprecisarãofazeramemorizaçãodas sentençaseumaleituraglobaldessestextos,atéqueelasejacapazde compreenderaspeculiaridadesdaspartesmenores(fonemas,sílabaseletras). 3.2Métodosintético Ométodosintético,diferentedoanalítico,partedasunidadesmenores paraasunidadesmaiores.Portanto,?propostasdeensinobaseadasnesses métodospartemdopressupostodequeaaprendizagemémaisfácilquandose partedasunidadesmaiselementaresesimples(emgeralsemsentido),para,em seguida,apresentarunidadesinteirasesignificativas?(GalvãoeLeal,p.18, 2006). Estãorelacionadosaométodosintético: 1.MétodoAlfabético:nestemétodo,acriançaaprendeprimeiroosnomes dasletrasdoalfabeto.Emumsegundomomento,realizacombinações silábicasparamontaraspalavras. 2.Silábico:nométodosilábico,acriançaaprendeasfamíliasdesílabas antesdecompreenderaspalavras. 3.Fônico:ométodofônicoensinaacriançaaassociarsonsepalavras. Nestemétodo,asvogaissãoapresentadasprimeiro,seguidasdas consoantes,eentãosílabasepalavras. Ométodosintéticopartedaproposta?dequeotreinodonomedasletrasé pré-requisitoparaaaprendizagemdaleiturafundamentavaatécnicada soletração,emqueosalunospronunciavamosnomesdasletras,unindo-asem sílabasedepoisempalavras(bêcoma,ba,tecoma,ta,bata)?(GalvãoeLeal,p. 19,2006).Estemétodoestabeleceumacorrespondênciaentreosomeagrafia, entreooraleaescrita,atravésdoaprendizadoletraporletra,sílabaporsílabae palavraporpalavra. Àluzdosconceitosdescritos,discorreremosnopróximocapítuloquais práticaspedagógicasemétodossealinhamàrealidadedomunicípiode Triunfo/RS. REFERÊNCIAS BRASIL.Alfabetização:apropriaçãodosistemadeescritaalfabética. OrganizadoporArturGomesdeMorais,ElianaBorgesCorreiadeAlbuquerquee TelmaFerrazLeal.Editora:Autêntica.BeloHorizonte,2005. MORAIS,ArturGomes.Concepçõesemetodologiasdealfabetização:porqueé precisoiralémdadiscussãosobrevelhos?métodos??1ªversão-XIIIENDIPE,no Simpósio?OsDiscursoseasNarrativasnosProcessosEducativos?,2006. BRASIL.SecretariadeEducaçãoBásica.DiretoriadeApoioàGestão Educacional.Pactonacionalpelaalfabetizaçãonaidadecerta:apropriação dosistemadeescritaalfabéticaeaconsolidaçãodoprocessoem alfabetizaçãoemescolasdocampo:educaçãodocampo:unidade03/ MinistériodaEducação,SecretariadeEducaçãoBásica,DiretoriadeApoioà GestãoEducacional.--Brasília:MEC,SEB,2012. CAPÍTULO4 OSMÉTODOSDEALFABETIZAÇÃONOMUNICÍPIODETRIUNFO CarlaJulianaOliveiradaCosta DenisedaSilvaMelo KarinaGravinadaRosa ZaidaLopesdaSilva Oprocessodealfabetizaçãoéumdospilaresfundamentaisnaeducação infantilefundamental.Esteprocessonãoéapenasgravarletrasejuntarsílabas. Vaimuitoalémdissoeabrangeumasériedecapacidadesehabilidadessociais relacionadasàescritaeleitura.Éprecisoqueacriançasaibainterpretar significadoseentendervariadoscontextosatravésdeexperiênciaspromovidas duranteoprocessodealfabetizaçãoeletramento. Nestecapítulo,vamosdescrevercomoomunicípiodeTriunfo/RS desenvolveashabilidadesdeleituraeescritaequaléométodobalizadordeste trabalho.Paraisso,retomaremososconceitossobreosmétodos. Ométodosintéticodealfabetizaçãoéfundamentadonapremissadequea leituraeaescritaenvolvemadecodificaçãodesonseaformaçãodepalavras.Os alunossãoinicialmenteapresentadosaosfonemas(sons)egrafemas(letras)de formaisolada,aprendendoacombiná-losparaformarpalavras.Poroutrolado,o métodoanalíticoseconcentranacompreensãodotodoantesdedecomporem partes.Nessemétodo,osalunossãoexpostosapalavrasetextoscompletos desdeoinício,promovendoaanáliseeainterpretaçãodecontextose significados.Essaabordagemestimulaareflexãoeacompreensãoglobaldo texto,permitindoqueosalunosdesenvolvamumavisãocríticaecontextualizada daleitura,oquechamamosdeletramento. Acreditamosqueaimplementaçãodeambososmétodosemconsonância podepotencializaroprocessodealfabetização.Inicialmente,ométodoanalítico podeserutilizadoparaescolherpalavrasalinhadasaocontextodosestudantese, dessaspalavras,podemsertrabalhadososdemaisconceitosepartesmenores, comoosfonemasesílabas,porexemplo. Sendoassim,compreendemosque,nestemomento,omunicípiobalizao processodealfabetizaçãonométodoanalítico-sintético,quecompreendena uniãodossaberes,trabalhandoaspartesmenoresdeformaintegradaa linguagemegênerostextuais.Destacamos,também,queparaalémdosmétodos, buscamosabordarossaberesdalínguaescritasobumaperspectivade letramento,conformeprevêMagdaSoares(2003). Aseguir,apresentamossugestõesdeatividades 5 paraodesenvolvimento dalínguaescritaseguindoométododescrito: Quadro1-Guiadepráticaspedagógicasrealizadasnomunicípiode Triunfo/RS. Atividadeproposta Desenvolvimento IntroduçãodosFonemas:osalunos aprendemaidentificarereproduziros sonsisoladosdasletrasdoalfabeto. 1.Jogosdesons:utilizarjogos queenvolvamaidentificaçãoe reproduçãodesons. 2.Exercíciosderepetição:Repetir ossonsdasletrasemvozalta. 3.Usodemúsicaserimas: Introduzirfonemasatravésde cançõesepoesias. Relação grafema-fonema: proporcionarqueosestudantesfaçam aconexãoentreasletraseossonsde formaclara. 1.Cartazesecartões:utilizar materiais visuais que apresentamaletraeosom correspondente. 2.Atividadesdeescrita:incentivar osalunosaescreveremas letrasenquantodizemossons emvozalta. 3.Jogosdecorrespondência: jogosonde osalunos 5 Destacamosqueasatividadesnãoestãodescritasemordemsequencialdetrabalho. Compreendemosqueoprofessordeverátrabalharapartirdanecessidadedasuaturma. emparelhamletrascomseus sons. FormaçãodeSílabas:nestafase,os alunoscomeçamacombinaros fonemasparaformarsílabas.Essa habilidadeéfundamentalparaa construçãodepalavras. 1.Sílabasrecortáveis:Usar pedaçosdepapelcom diferentesfonemasparaformar sílabas. 2.Jogosdeconstruçãodesílabas: Jogosqueincentivemosalunos acombinarfonemaspara formarsílabas. 3.Leituradesílabas:Praticara leituradesílabassimplese depoismaiscomplexas. ConstruçãodePalavras:coma habilidadedeformarsílabas,os alunospassamaconstruirpalavras inteiras,combinando diferentes sílabas. 1.Jogosdepalavras:jogosonde osalunosformampalavrasa partirdesílabasapresentadas. 2.Ditadodepalavras:ditadode palavrasparaqueosalunos pratiquemaescrita. 3.Leituradepalavras:leiturade listasdepalavrasepalavrasem textossimples. FormaçãodeFrases:apósa construçãodepalavras,osalunos começamaformarfrasessimples, desenvolvendoahabilidadedeleitura eescritademaneiramaisfluidae contextualizada. 1.Composição de frases: incentivarosalunosacriar frasescompalavrasque aprenderam. 2.Leituradefrases:leiturade frasessimplesemlivrose textos. 3.Escritadefrases:escrever frasesapartirdeimagensou palavras-chave. Leituraeescritadetextos:envolvea leituraeaescritadetextoscompletos, promovendo afluênciaea compreensãotextual. 1.Leituraguiada:leituradetextos curtoscomaorientaçãodo professor. 2.Produçãodetextos:incentivar osalunosaescreverem pequenostextossobretemas doseuinteresse. 3.Discussãodetextos:discussão einterpretaçãodetextoslidos. Fonte:construídopelasautoras(2024). Porfim,destacamosaimportânciadeesclarecerqueesseéométodode alfabetizaçãoutilizadoatualmentenomunicípiodeTriunfo/RS,entretanto,a educaçãoéalgoquesemoldaconstantemente,portanto,esteéumassuntoque deveserrepensadocomfrequência,visandoatenderasnecessidadesdosalunos eaaprendizagemsignificativa. REFERÊNCIAS SOARES,Magda.Letramentoealfabetização:asmuitasfacetas.In:Anaisda26a .ReuniãoAnualdaANPEd,emoutubrode2003. MORAIS,ArturGomes.Concepçõesemetodologiasdealfabetização:porqueé precisoiralémdadiscussãosobrevelhos?métodos??1ªversão-XIIIENDIPE,no Simpósio?OsDiscursoseasNarrativasnosProcessosEducativos?,2006. CAPÍTULO5 OPROCESSOPEDAGÓGICO DEALFABETIZAÇÃOELETRAMENTONA PRÁTICA AngélicaAviladeAzeredo CarlaRosaneVargasLeal EdinaraTomaselli JosieneMachadoPereireJohnson JulianaTeresinhaRodrigues YanedeSouzaPrestes Oprocessopedagógicodealfabetizaçãoedeletramentoacontecena RedeMunicipaldeEnsinodeTriunfoatravésdesequênciasdidáticas,incluindoo Projetonorteadordaescola,alémdeatividades 6 diversasparaestimularaleitura eaescrita,sendoatravésdeatividadesimpressas,brincadeiras,jogos pedagógicoseousodoslivrosdidáticos,quesãoplanejadassemanalmenteede acordocomanecessidadedecadaníveldosalunos. Masafinal,oqueéalfabetizaçãoeletramento?Osujeitoéalfabetizado quandoeleconseguelerpalavras,frasesetextos.Jáoletrado,temdiscernimento deusaressaleituraparaaconvivênciasocial.SegundoSoares(2003): [...]otermoalfabetizaçãodesignaoensinoeoaprendizadode umatecnologiaderepresentaçãodalinguagemhumana,aescrita alfabético-ortográfica.Odomíniodessatecnologiaenvolveum conjuntodeconhecimentoseprocedimentosrelacionadostanto aofuncionamentodessesistemaderepresentaçãoquantoàs capacidadesmotorasecognitivasparamanipularosinstrumentos eequipamentosdeescrita. Combasenashabilidadesdivididasportrimestre,deacordocomo DocumentoorientadormunicipalqueestáemconcordânciacomaBNCC,onde estabeleceobjetivosclarosparaodesenvolvimentodaalfabetizaçãoeletramento, garantindoqueosalunosaprendamalereaescreverdemaneiraeficaznos primeirosanosdeescolaridade.Issoincluioreconhecimentodasletras,a formaçãodepalavraseacompreensãodetextossimples.Ashabilidades definidaspelaBNCCincentivamapráticadaleituraedaescritadesdecedo.Os 6 Nocapítuloanteriorsãodescritas,detalhadamente,essaspráticas. alunossãoestimuladosainterpretartextos,reconhecerdiferentesgêneros textuaiseproduzirsuasprópriasnarrativas,poesiaseoutrasformasdeescrita, alémdevalorizaraoralidade.Issocontribuiparaodesenvolvimentode habilidadesdecomunicaçãoeargumentação. Noprimeiroanodoensinofundamental,estabelecemosmetasde alfabetização,sendoelas:noprimeirotrimestre,esperamosqueosalunos alcancemonívelsilábicocomvalorsonoro;nosegundotrimestre,esperamosque atinjaonívelsilábico-alfabético;noterceirotrimestre,onívelalfabético. Desejamosqueosalunossaiamdoprimeiroanoreconhecendoeutilizandoas letraseseussons,estabelecendoarelaçãoentrefonemasegrafemas,poisé umahabilidadeessencialparaodesenvolvimentodaleituraeescrita.Elesdevem sercapazesdelerpalavrasefrasessimples,compreendendoseusignificadono contexto,eescreverpalavrasefrasescombasenacorrespondência fonema-grafema,exercitandoaproduçãodefrasesetextoscurtosesimples. Alémdisso,éesperadoqueparticipemativamentedeatividadesdeescutaefala, expressando-severbalmenteemsituaçõescotidianasenarrandopequenas histórias. Nosegundoanodoensinofundamentalaalfabetizaçãovaiserconsolidada eintensificadaparaqueosalunospassemparaonívelortográficoeestejam fluentesnaleitura.Aofinaldosegundoanoespera-sequeosalunospossamser capazesdelerfluentementeecompreendertextos,comoporexemplo:narrativas, poemasetextosinformativos,identificandoinformaçõesexplícitas.Espera-seque possamproduzirpequenostextos,respeitandoaestruturadosgênerostextuaise aortografia.Ovocabuláriodosalunosdeveserampliadopormeiodaleituraeda interaçãooral,utilizandonovaspalavrasemsuasproduçõestextuaiseorais. Finalmente,osalunosdevemsercapazesderevisarereescreverseustextos, observandoaspectoscomoortografia,pontuaçãoeorganizaçãodeideias. Essaspráticas,têmcomosubsídioaperspectivadeSoares(2003): Aalfabetizaçãodeveserentendidacomoumprocessocomplexoe contínuo,quevaialémdameradecodificaçãodesímbolosgráficos. Envolveodesenvolvimentodehabilidadesdeleituraeescritaque permitamaoindivíduoparticipardepráticassociaisletradas. Sendoassim,destacamosaimportânciadeumaabordagemamplae integradanaalfabetização,quenãoselimitaapenasàaprendizagemmecânica dasletrasepalavras,masqueincluiodesenvolvimentodecompetênciasparao usoefetivodalinguagemescritanavidacotidiana. Paraqueissoaconteça,seguimosoquadroabaixo: Quadro2-Habilidadesdesenvolvidasdeacordocomosníveisdeensino. Níveldeensino Habilidadesprincipaisdetrabalho 1ºanodoEnsinoFundamental-Anos Iniciais 1.Consciênciafonológicae fonêmica. 2.Rimasealiterações. 3.Formaçãodepalavras. 4.Leituraeescritadosdiferentes gênerostextuais. 5.Produçãodefrasesepequenos textos. 2ºanodoEnsinoFundamental-Anos Finais. 1.Leituraeinterpretaçãodetexto. 2.Produçãodefrases. 3.Produçãotextual. 4.Ortografia. 5.Acentuaçãoepontuação. Fonte:construídopelasautoras(2024). Reiteramosqueessaspropostassãorealizadasdeformadinâmicae lúdica,respeitandoaindividualidadedaturmaedossujeitospresentes.Demodo, queoprofessorsetorneomediadordaaprendizagemeosalunosos protagonistas. REFERÊNCIAS BRASIL.MinistériodaEducação.BaseNacionalComumCurricular.Brasília: MEC,2017. SOARES,Magda.Alfabetizaçãoeletramento:perspectivasteóricase práticas.SãoPaulo:EditoraÁtica.2017. SOARES,Magda.Alfabetizaçãoeletramento.2003. CAPÍTULO6 OACOMPANHAMENTOEAAVALIAÇÃODOSPROCESSOS DEAQUISIÇÃO DALÍNGUAESCRITA AnaLúciaCarvalhoPereti CristianeGiseledaSilva CristianedosSantosLabres EstefâniaCunhaCastroPacheco KarolineConceiçãodaSilvaFigueiró LaureciAvilaMassena LilianedaCostaSilva MaraCristinaFerrodaSilva MarianaFloresdeCastro PolyanaPriscoJunqueira TainaraPachecoSarmentoPetry Falarsobreavaliaçãoecomoavaliarelencaumasériedetemasquevema auxiliarnessatarefadifícilparaosprofessores,comoobservarefazeressas observaçõesjuntocomosinstrumentosadotadosparamedirashabilidades. Avaliarmostra,antesdetudo,asuaposturacomacapacidadedoprofessorde colocarosseusconhecimentosaserviçodaaprendizagem,valorizaro planejamentoeadeterminaçãodequaisobjetivosehabilidadessão fundamentais. Aavaliaçãodaaprendizagemdevesercontínua,utilizandotodasasformas deobservação,pormeiodaavaliaçãooral,avaliaçãodaescrita,realizaçãodas atividadesemsaladeaula.Comoobjetivoderealizarumdiagnósticodoqueo alunoconseguiuatribuiraoseuaprendizado. Atravésdaobservaçãoeanálisedacriança,épossívelesclarecerdúvidas, aprimorarpráticas,demodoapromovermelhoresoportunidadesparao desenvolvimentodaaprendizagem. DeacordocomJussaraHoffmann(2019): Aexpressão?avaliaçãomediadora?temcomoobjetivosalientara importânciadopapeldoprofessornosentidodeobservaroaluno paramediar,ouseja,refletirsobreasmelhoresestratégiasque visempromoversuaaprendizagem. Aopensaraavaliaçãocomomediadora,oprofessorpassaarefletirsobre aspossibilidadescognitivasdecadacriança.Alémdisso,permiteperceberquais práticaspedagógicassealinhamàconstruçãodesaberesdaturma,destacandoo seucompromissoemgarantiroapoiopedagógiconecessário,paraqueassim adquiramconfiançaemsuasideiasetentativasdeaprendizagens. NomunicípiodeTriunfo/RS,alémdeconsideraroacompanhamentodiário, oprocessoavaliativoocorresobasseguintesbases: Quadro3-InstrumentosavaliativosnoMunicípiodeTriunfo/RS. InstrumentoavaliativoPeríododeavaliação Descrição Parecerdescritivo.Acadatrimestre.É um documento de acompanhamentoeregistrodas etapasdedesenvolvimentoede avanços doprocessode aprendizagemdosalunos.Através dele,sãorelatadasasvivências cotidianas levando em consideraçãoafaixaetáriaemque oalunoseencontra,as dificuldadesapresentadaseo níveldeaprendizagemdoaluno. Livrodalínguaescrita. 7 Mensalmente. BaseadonaPsicogêneseda LínguaEscrita,deEmiliaFerreiro eAnaTeberosky(1999),olivroda línguaescritaéutilizado mensalmentecomosalunos.Nele sãoregistradasashipótesesde 7 Pontuamosanecessidadedequeolivrodalínguaescritasejarevisadoanualmente,afimdese adaptararealidadedacomunidadeescolar. escritasqueascriançasrealizam. Atravésdele,oprofessorpoderá acompanhar oprocessode aquisiçãodalínguaescritae analisarodesenvolvimentodas crianças.Apartirdessaanálise, poderáaprimoraroplanejamentoe realizarasintervençõescorretas deacordocomoníveldecadaum. Fonte:construídopelasautoras(2024). Alémdosinstrumentosavaliativosdestacados,tambémérealizado,antes dotérminodotrimestre,oconselhoparticipativocomospaisouresponsáveis. Esseconselhoéummomentodediálogoentreafamíliaeaescola,atravésdele sãoabordadosaspectosdodesenvolvimentodavidaescolardoaluno. Destacamosqueapesardeacontecerummomentoespecíficonotrimestrepara atendimentodasfamílias,omunicípiodeTriunfo/RSacreditaqueessarelação precisaocorrerdeformasignificativaeeficaz,então,asprofessorasatendemas famíliassemprequenecessário,pormeiodeagendamentoprévioecombinados comagestãodaescola.Essesagendamentosocorremquandosãodetectados dificuldadesdeaprendizagemouquestõescomportamentais/atitudinais. Apartirdestesaspectos,afamíliaeaescolacaminhamjuntas,procurando formasesoluçõesdemelhoratenderasdiferentesquestõesquesurgemdurante oprocessodeaprendizagem,visandosuprirnecessidadesnasdiferentesáreas dodesenvolvimentocognitivo,socioafetivoepsicomotor. REFERÊNCIAS FERREIRO,E.,&Teberosky,A.Lossistemasdeescrituraeneldesarrollodel niño.México:SigloXXIEditores,1999. FREIRE,Paulo.Pedagogiadaautonomia:SaberesNecessáriosàPrática Educativa.EditoraPazeTerra,25ªEdição.SãoPaulo,1996. HOFFMANN, JussaraMariaLerch.AvaliaçãoMediadora:umapráticaem construçãodapré-escolaàuniversidade.35.ed.PortoAlegre:Mediação,2019 HOFFMANN, JussaraMariaLerch.AvaliaçãoMediadora:umapráticaem construçãoda pré-escolaàuniversidade.PortoAlegre:educaçãoerealidade,2013. LUCKESI,CiprianoCarlos.AvaliaçãodaAprendizagemEscolar.SãoPaulo: Cortez,2011. CONSIDERAÇÕES FINAIS Aolongodessedocumentobalizador,apresentamosumobjetivoprincipal: tornareficazequalitativaaalfabetizaçãonomunicípiodeTriunfo/RS.Paraalém, enxergamosqueaalfabetizaçãotemosignificadodetornaroindivíduocapazde codificaredecodificarosistemadeleituraeescrita,jáoletramentoéodomínio socialdaleituraeescrita,comcompreensãoecapacidadedefazerusodalíngua. Defato,baseadonosestudosereflexõesapresentadasnesteguia,buscamos umaalfabetizaçãoquecaminhaatreladaaoletramento,visandooportunizaraos estudantesumaaprendizagemsignificativaecrítica. Acreditamos,portanto,queaalfabetizaçãoeoletramentocontribuempara aformaçãointegraldosalunos.Vistoqueapenasalfabetizar,decodificarletras, sonsdeletras,sílabas,palavras,frasesetextosnãogarantemacompreensãoe odomíniousual.Éprecisocontextualizaraspráticasemétodos,demodoa uni-losaousosocial,proporcionandoqueascriançasatinjamashabilidadese competênciasnecessáriasparasetornaremleitorescompetentes. Paraisso,reiteramosonossoobjetivodeacordocomoníveldeensino:1) almeja-sequeaofinaldoprimeiroano,osalunosreconheçamasletras,formem palavras,leiameescrevamfrasesepequenostextos.2)Jánosegundoano,a expectativaédequeosalunosconsolidemaalfabetizaçãodemodoortográfico, estruturempalavras,saibamlereinterpretartextoseestejamfluentesnaleitura, utilizandoproduçãoecompreensãodefrasesetextosdediferentesgêneros. Essasmetasserãoconsolidadasatravésdepráticaspedagógicaslúdicas, incluídasemnossassequênciasdidáticas. Comoumacompanhamento doêxitodaspráticaspedagógicas, compreendemosqueaavaliaçãodeveserfeitadeformacontínua,mediadaa partirdaobservaçãodacriançaeoacompanhamentodasatividades.Paraisso, osdocumentos,descritosnocapítuloanterior,devemserconsiderados. Porfim,acreditamosqueosprocessosdealfabetizaçãoedeletramento devemserrepensadosereconstruídosconstantemente,demodoaaprimorar práticaseatenderasdemandasnecessáriasdacomunidadeescolardomunicípio deTriunfo/RS. SOBREASAUTORAS AnaLúciaCarvalhoPereti-EspecialistaemPsicopedagogiapelaUniasselvi; professoraalfabetizadoranaredemunicipaldeensinodeTriunfo-RS;E-mail: neca.lucia@gmail.com. AngélicaAviladeAzeredo-EspecialistaemMetodologiadoEnsinodeBiologiae Química-FAVENI,Pós-graduandaemAlfabetizaçãoeLetramento-FAVENI, NeuropsicopedagogiaInstitucionaleClínica-FAVENI,EducaçãoProfissionale Tecnológica-FAVENI.ProfessoradaRedeMunicipaldeTriunfo-RS,Ensino Técnico,MédioeAnosIniciais;E-mail:angelica.azeredo@rede.ulbra.br. CarinadaSilvaCastro-EspecialistaemSupervisãoEscolar-UNIASSELVI. Professorada Rede Municipalde Triunfo-RS. E-mail: carinataquari@yahoo.com.br. CarlaJulianaOliveiradaCosta-Pedagogia-UNIASSELVI.ProfessoranaRede PúblicaMunicipaldeTriunfo/RS.E-mailjuhjuhcx@gmail.com CarlaRosaneVargasLeal-EspecialistaemOrientação,Supervisão, Administração,LicenciaturaemPedagogia-ULBRA.ProfessoradaRede MunicipaldeTriunfo-RS.E-mail:lealcarla686@gmail.com. CatianeSarmentodaSilva-EspecialistaemGestãoEscolar,Supervisãoe Orientação.ProfessoradaRedeMunicipaldeTriunfo-RS.E-mail: sarmentodasilvacatiane@gmail.com. CristianedosSantosLabres-EspecialistaemSupervisãoeOrientação. Professorada Rede Municipalde Triunfo-RS. E-mail: cristianelabres@hotmail.com. CristianeGiseledaSilva-EspecialistaemAEEesaladerecursos multifuncionais-EspecialistaemAlfabetização,Educaçãoinfantileinclusão. ProfessoraalfabetizadoranaRedeMunicipaldeTriunfo-RS.E-mail: crisgisele02@gmail.com. DenisedaSilvaMelo-EspecialistaemPsicopedagogiapelaFaculdadeULBRA SãoJerônimo/RS;EspecialistaemSupervisãoeOrientaçãopelaFaculdadeSão Luís/poloMontenegro,EspecialistaemAEEpelaFaculdadeSãoLuís/polo Montenegro.ProfessoraalfabetizadoranaredemunicipaldeTriunfo-RS;E-mail: denisesilvamelosamuel@gmail.com. DeniseCarvalhodeOliveira-EspecialistaemPsicopedagogia.Professorada RedeMunicipaldeTriunfo-RS.E-mail:denidoc@hotmail.com. EdinaraTomaselli-EspecialistaemGestão,SupervisãoeOrientaçãoEscolar- UNIASSELVI.ProfessoradaRedePúblicaMunicipaldeTriunfo-RS.E-mail: tomaselli2806@gmail.com ElenaNúbiaCarvalhodaCosta-EspecialistaemInclusãoSocial-U.Castelo Branco,EstudosAdicionaisemAlfabetização.ProfessoradaRedeMunicipalde Triunfo-RS.E-mail:elenanubiac@gmail.com EstefâniaCunhaCastroPacheco-EspecialistaemAlfabetizaçãoeLetramento pelaFaculdadeMetropolitana;ProfessoradaRedeMunicipaldeTriunfo-RS. E-mail:fani.castro.pacheco@gmail.com. FatimaElianedaSilva-EspecialistaemEducaçãoInclusiva-Educamais. EstudosadicionaisemAlfabetização.Professoraalfabetizadoraeeducaçãoinfantil naredemunicipaldeTriunfo-RS.E-mail:fatima_eliane@hotmail.com. GislaineRosadaMotta-EspecialistaemAlfabetizaçãoeLetramento-UNINTER. EspecialistaemEducaçãoInfantil-UNINTER.ProfessoradaRedeMunicipalde Triunfo-RS.E-mail:gisa.grm@gmail.com. IsadoraGobiPinto-MestraemEducaçãonoProgramadePós-graduaçãoem EducaçãodaUniversidadeLaSalle/RS;IntegrantedoGrupodeEstudose PesquisassobrePráticasPedagógicas(GEPPED)-Unilasalle;Professora alfabetizadoradaRedePrivadadeEnsinodePortoAlegre/RS;E-mail: isadora.gobi@gmail.com. JosieneMachadoPereiraJohnson-EspecialistaemAlfabetizaçãoeLetramento -UNIASSELVI-PortoAlegre/RS.ProfessoranaRedePúblicaMunicipalde CharqueadaseTriunfo/RS.E-mailjosienejohnson@gmail.com JulianaTeresinhaRodrigues-EspecialistaemPsicopedagogiapelaUniasselvi. EspecialistaemEducaçãoInfantileAnosIniciaispelaUniversidadedeSãoLuís. ProfessoranaRedePúblicaMunicipaldeCharqueadaseTriunfo/RS.E-mail: julianaskyscraper@gmail.com. KarinaGravinadaRosa-EspecialistaemEnsinoLúdicopelaUNICID- UniversidadeCidadedeS.Paulo/poloTaquari.Professoraalfabetizadoranarede municipaldeTriunfoeTaquari-RS.E-mail:kikakg76@hotmail.com. KarolineConceiçãoDaSilvaFigueiró-EspecialistaemOrientaçãoEducacional. ProfessoraAlfabetizadoranoMunicípiodeTriunfo;E-mail:kcafigueiro@gmail.com. KeleAdrianedeMoraes-EspecialistaemLibras,GestãoEscolar:orientaçãoe supervisão,Atendimentoeducacionalespecializado,Alfabetizaçãoeletramento- FaculdadeSãoLuís;Psicopedagogiainstitucionaleclínica-FAMEPLAN. ProfessoradaRedePúblicaMunicipaldeTriunfo-RS.E-mail: kmkelemoraes@gmail.com. LaureciAvilaMassena-EspecialistaemEducaçãoInfantil.ProfessoradaRede PúblicaMunicipaldeTriunfo-RS.E-mail:avilalauren41@gmail.com. LedaRuschdaSilvaMiranda-EspecialistaemPsicopedagogia-Unifran, CruzeirodoSul.ProfessoradaRedePúblicaMunicipaldeTriunfo-RS.Email: ledarusch@gmail.com LilianedaCostaSilva-EspecialistaemEnsinoLúdicopelaFaculdadeSãoLuís; GraduaçãoemPedagogiapelaULBRACanoas/RS;Professoraalfabetizadorana RedeMunicipaldeEnsinodeTriunfo-RS;E-mail:prof.lilicosta6285@gmail.com. LucianeIsabelEssvein-EspecialistaemSupervisãoeOrientaçãoEscolar- FaculdadeSãoLuís;EspecialistaemEducaçãoInfantil-FaculdadeUninter; EspecialistaemAlfabetizaçãoeletramento-FaculdadeSãoLuís.Professorada RedePúblicaMunicipaldeTriunfo-RS;E-mail:profluessvein@yahoo.com.br. MaraCristinaFerrodaSilva-Pós-graduadaemAlfabetizaçãoeLetramento (UNINTER),Pós-graduadaemPsicopedagogiaClínicoeInstitucional (UNILASALLE);ProfessoraalfabetizadoranaredeMunicipaldeTriunfo-RS. E-mail:maracristinaferrodasilva@gmail.com. MarianaFloresdeCastro-Magistério.ProfessoradaRedePúblicaMunicipalde Triunfo-RS.E-mail:mcastro@universo.univates.br. MárciaDeniseSilvadosSantos-EspecialistaemGestãoEducacionalcom HabilidadeemOrientaçãoeSupervisão-FAVENI.ProfessoradaRedePública MunicipaldeTriunfo-RS.E-mail:marciadeisesantos05@gmail.com. MariaRitadeCássiaCostadeÁvila-Especialistaemsupervisãoescolar,gestão escolar-UNIASSELVI.EspecialistaemmetodologiadoensinodeBiologiae Química-UNINTER.ProfessoradeEducaçãoInfantileSériesIniciaisno MunicípiodeTriunfo-RS.E-mail:avila.rita@gmail.com. MiriamLolkingMarocco-EvoluçãoEducacionalcomHabilidadeemGestão Escolar(IEFE).ProfessoradaRedeMunicipaldeTriunfo/RS.E-mail: a2mkmar@gmail.com PolyanaPriscoJunqueira-EspecialistaemNeuropsicopedagogiapeloCentro UniversitárioLeonardoDaVinci(Uniasselvi);ProfessoradaRedePública MunicipaldeTriunfo-RS.E-mail:polyanaprisco@hotmail.com. TainaraPachecoSarmentoPetry-EspecialistaemPsicopedagogia-Uniasselvi. EspecialistaemNeuropsicopedagogia-AlfabetizaçãoeLetramento-Educação InfantileAnosIniciais-DocêncianoEnsinoSuperior-AdministraçãoEscolar, SupervisãoeOrientação-Uniasselvi.Professoraalfabetizadoranaredemunicipal deTriunfo;E-mail:tainara.sarmento@hotmail.com. YanedeSouzaPrestes-EspecialistaemMídiasnaEducação-UFRGS, Pós-graduandaemArteterapianaEducação-UNIASSELVI.ProfessoradaRede MunicipaldeTriunfo-RS,AnosIniciais.E-mail:prestesy@gmail.com. ZaidaLopesdaSilva-EspecialistaemPsicopedagogiaInstitucionalpela UniversidadeCasteloBranco(UCB).EspecialistaemEducaçãoInfantilpela UniversidadeCasteloBranco(UCB).ProfessoradaRedeMunicipaldeTriunfo- RS.E-mail:zaidamarialopes@yahoo.com.br.