Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO TERMO DE REFERÊNCIA Objetivo: Serviço de desenvolvimento de Website, hospedagem, manutenção, E-mail e suporte do portal da Prefeitura Municipal de Triunfo. Justificativa: Necessidade de contratação de empresa especializada para fornecimento de serviços de desenvolvimento de website do município, manutenção e suporte. 1.Estrutura Básica Desenvolvimento de layout exclusivo e único, sem paralelo ou semelhança com outros layouts já criados pela empresa (definido e sugerido pela prefeitura), codificação do layout (uso das linguagens XHTML/CSS), formulário geral de contato, animações com jquery e flash, plugins de mídias sociais (Facebook, Twitter, etc), 2.Páginas Dinâmicas Permitir que a própria prefeitura crie e atualize menus e páginas no site de forma dinâmicas e ilimitada. Em outras palavras, o site pode ir crescendo de acordo com as demandas da prefeitura. As páginas dinâmicas podem ser vinculadas a alguma secretaria. 3.Secretarias Permite o gerenciamento das secretarias da prefeitura de forma a cadastrar, atualizar e editar as informações destes setores. Nas secretarias é necessário poder vincular conteúdos específicos desta, que estejam cadastrados dentro de páginas dinâmicas, enquetes, notícias, eventos, projetos, serviços e departamentos. 3.1.Serviços das Secretarias Permite à secretaria cadastrar informações sobre os serviços prestados. Cada serviço deve estar obrigatoriamente vinculado a uma secretaria. 3.2.Projetos das Secretarias Permite às secretarias cadastrar informações sobre os projetos correntes. Os projetos serão exibidos com um logotipo, caso haja 3.3.Notícias das Secretarias Permite que, ao cadastrar as notícias, estas possam ser vinculadas a uma determinada secretaria. Entretanto, o sistema também permite que a notícia cadastrada não esteja vinculada a nenhuma secretaria, aparecendo somente na capa e no link Notícias. Cada notícia permite a inclusão de diversas fotos e vídeos publicados no Youtube. 3.4.Eventos das Secretarias Permite cadastrar os eventos de secretarias. Exibição em um calendário de eventos. Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO 3.5.Contatos das Secretarias Permite cadastrar e buscar no site os contatos de cada secretaria e seus respectivos setores, departamentos, etc. Cada secretaria tem vários setores vinculados e todos estes podem ter seus contatos cadastrados independentemente. 3.6 Páginas dinâmicas das Secretarias Permite que a própria secretaria crie e atualize menus e páginas em seu subportal de forma dinâmicas e ilimitada. Em outras palavras, a página da secretaria pode ir crescendo de acordo com suas demandas. 4.Departamentos Entende-se por departamentos toda estrutura organizacional que esteja vinculada a alguma Secretaria. Ou seja, um setor, um departamento, etc. É possível vincular este a alguma Secretaria, bem como cadastrar seus dados de contato, pessoal responsável, mapa de localização, etc. 5.Notícias Cadastro das notícias no site. Permite a formatação de texto (como negrito sublinhado), lista de tópicos, criação de tabelas, inclusão de link na notícia, etc. As notícias podem ser vinculadas a alguma Secretaria. 5.1. Galeria de Fotos para Notícias Criar galeria de fotos para as notícias. O sistema deve redimensionar as fotos automaticamente para o padrão de tamanho atribuído ao site. Com isso, não é necessário 'cortar' as fotos no tamanho determinado antes de publicar. 5.2. Arquivos para Notícias Permite a inclusão de arquivos ilimitados para ser feito download no site. Arquivos em formato (.pdf e .doc). 5.3. Vídeos para Notícias Possibilidade de colocar vídeo na notícia (formato flash), desde que o mesmo já esteja publicado no Youtube. 5.4. Indicar Notícia para um Amigo Permite que o usuário envie email para outras pessoas. Fazer um formulário colocando o nome e email do emissor e o nome e email do receptor. 5.5. Página de Impressão da Notícia Abre em nova aba para impressão, facilitando a impressão porque somente o conteúdo da notícia é selecionado. 5.6. Aumentar e Diminuir Fonte da Notícia Funcionalidade para aumentar o tamanho da fonte da notícia. 6.Calendário de Eventos Cadastro e edição dos eventos da agenda. Os eventos têm data e hora de início, data de término, local, além de espaço para fotos e descrição de cada evento. Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO 7. Pontos Turísticos Cadastro dos pontos turísticos do município, separados por categorias. Permite cadastrar informações do ponto turístico, além de publicação de fotos e documentos. 7.1. Categorias de Pontos Turísticos Para cada ponto turístico há o vínculo com alguma categoria. Exemplo: pontos naturais, igrejas, praias, etc. A ideia é organizar os pontos turísticos por categorias. 8.Enquetes Disponibiliza enquetes com objetivo de efetivar pesquisa pública com o cidadão. A enquete deverá ficar por um determinado período no site. Poderão ser disponibilizadas mais de uma enquete ao mesmo tempo. 9.Obras, programas, ações e projetos Conforme exigências do TCE, no site é necessário estar cadastrados os dados de programas, ações, projetos e obras com os dados de início e fim dos serviços, custo estimado, custo real, local da obra, processo licitatório pertinente, gestor e executor da obra, gráfico com percentual de conclusão dos serviços e cadastro das etapas. 10.Informações COVID Espaço para publicação dos números da COVID no município. Conterá número total de casos, casos novos, curados, óbitos. Dados serão apresentados de forma gráfica conforme forem sendo atualizados. 11.Serviços Caso a prefeitura possua outros serviços online ao cidadão, ela pode criar uma integração entre o site e este serviço. De forma simples, é possível adicionar link no site para submeter a este serviço. 12.Cadastro para Newsletter Permite o cadastro dos contatos para o envio de newsletter. Formulário no site permite ao usuário colocar nome e email para ser arquivado na base de dados do sistema. O sistema de envio de newsletter é comercializado no mercado à parte e não está envolvido neste módulo. O módulo aqui apresentado é somente para cadastro de emails que receberão a newsletter. 12.1.Exportação de Cadastro para Newsletter Exportação de blocos de email de maneira formatada, com o objetivo de serem utilizados no envio de newsletter através de programas específicos disponíveis no mercado. 13.SIC O serviço de informação ao cidadão é uma exigência legal e deve ter um espaço para o cidadão solicitar algum tipo de informação. Ao enviar a solicitação, o usuário deverá receber um email com o número de protocolo para que possa consultar no site o andamento de sua solicitação a qualquer momento. A sua solicitação também deve ser encaminhada para um email configurável na área administrativa do site, além de ficar registrado na área administrativa. Nesta área, usuários com permissão poderão responder à solicitação e definir se a mesma está em andamento ou concluída. Ao responder, será disparado um email para quem fez a solicitação. Todas as solicitações terão um status definido (aberta, em andamento, concluída). A quantidade de solicitações de cada status deverá apresentar um relatório gráfico em tempo real. Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO 14.Concursos Públicos Cadastro de editais de concurso público. Os editais serão exibidos em uma lista. Todo edital deverá ter obrigatoriamente um arquivo (documentos .doc ou .pdf) vinculado a ele, que geralmente é o edital. O edital poderá ter outros anexos com informações publicadas posteriormente para que todo seu histórico fique registrado. 14.1.Categorias para Concursos Públicos Criação e gerenciamento das categorias (Concurso Público, Processo Seletivo, etc). Com isso, ao cadastrar um novo concurso é possível definir a qual categoria pertence. 15.Licitações Cadastro de licitações. Os arquivos de licitação são separados por categorias (Concorrência Pública, Pregão Eletrônico, etc). Para baixar os arquivos de algumas categorias pode ser obrigatório (se a prefeitura assim o configurar no sistema) o preenchimento de um cadastro, ou baixar ele de forma direta. 15.1.Categorias para Licitações Criação e gerenciamento das categorias (Pregão Presencial, Tomada de Preços, etc). Com isso, ao cadastrar um novo concurso é possível definir a qual categoria pertence. 15.2.Arquivos para Licitações Cada licitação terá um arquivo principal (edital) e pode ter vários arquivos anexos, geralmente recursos ou alterações no edital. Caso seja requerido o preenchimento do formulário, o cidadão somente poderá efetivar o download do arquivo após envio do formulário. 15.3.Anexos para Licitações São arquivos complementares ao edital. Um edital pode ter nenhum ou vários arquivos vinculados. Todos anexos podem ser baixados. Apenas o edital pode precisar de preenchimento do cadastro do licitante. 15.4.Formulário do Licitante para Licitações Quando a categoria da licitação indicar a obrigatoriedade do preenchimento do formulário (esta opção é gerenciável). Devem-se preencher os dados para poder baixar os arquivos. 16.Contratos Publicação dos contratos assinados pelo município com entes privados. Possibilidade de incluir o número do contrato, data de assinatura e vigência, além dos documentos anexos. 17.Legislação Disponibiliza um conjunto de documentos (portarias, decretos, leis) aprovados no município. Permite a criação e classificação ilimitada para estes documentos. Cada documento deverá ter a data de publicação, número, ementa e deverá estar vinculada a uma categoria. 17.1.Categorias de Legislação É a forma de classificar os documentos de legislação (portarias, leis, decretos, etc). Cada documento deverá estar vinculado a uma categoria criada. Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO 18.Contas Públicas da Transparência Permite a atualização dinâmica de contas públicas como os relatórios de gestão fiscal, balanços e despesas em geral. O sistema oferece um mecanismo ao administrador para dividir as contas públicas por tipo. 18.1.Categorias de Contas Públicas da Transparência Permite a administração das categorias de contas públicas. Podem ser criadas categorias e subcategorias para facilitar a organização destes documentos. Exemplo: despesas >RGF , despesas > RREO. A criação das categorias e/ou é livre e a melhor forma de organizar estes documentos fica à escolha da própria prefeitura. 18.2.Relatórios para Contas Públicas São os arquivos de demonstração das contas públicas. O cadastro de contas públicas estará vinculado ao tipo de relatório. 19.Formulários Dinâmicos Criação de formulários dinamicamente. É necessário poder definir para qual email serão direcionados, quais campos de preenchimento deverão existir (tipos de campo devem ser texto, email, numérico, seleção de opções, sim/não, data, descritivo). Após criar o formulário, deve ser possível vincular este formulário a alguma página dinâmica. 20.Busca Efetiva busca no site de acordo com os conteúdos cadastrados. Esta busca é personalizada e não pode ser utilizado os serviços de busca já prontas como ?buscador do Google?, por exemplo. 21.Gerenciamento de Usuários Permite ao administrador do sistema gerenciar as permissões de usuários no sistema. Define que módulos cada usuário pode acessar para atualizar o conteúdo do sistema. 21.1.Cadastro de Usuários Cadastrar usuários de gestão de conteúdos definindo sua senha e qual grupo de recursos este usuário poderá gerenciar. 21.2.Recursos para Usuários Permite definir as funcionalidades que estarão disponíveis para serem atualizadas. 22.Banners Possibilidade de colocar banners referentes à eventos, campanhas e serviços que a prefeitura oferece. A prefeitura pode determinar o período que o banner fica no ar, como também seu respectivo link. Os Banners deverão compreender até 5 telas sequenciais com seus respectivos tempos de visualização e links para outras páginas ou documentos. Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO 23.Avisos Avisos abrem na forma de ?modal?. É possível incluir avisos especialmente em dias de atendimento com horário diferenciado, feriados, etc. Possível de incluir informações como título, descrição, data de início e fim de veiculação, tempo em segundos que o aviso fica aparecendo na capa do site. 24.Multimídias Permite organizar e centralizar os arquivos multimídias do município. 24.1.Vídeos Multimídia Gerenciamento e inclusão de vídeos publicados no Youtube, vinculados diretamente ao site municipal. 24.2.Galeria de Fotos Multimídia Gerenciamento das imagens e acontecimentos do município. 24.3.Áudios Multimídia Disponibilização de palestras, debates, hinos, spots, jingles e outros arquivos de áudio que a prefeitura julgar interessante. 24.4.Documentos para Multimídia Nesta área a prefeitura poderá inserir os demais documentos necessários aos cidadãos como, por exemplo, manuais, guias, entre outros. 25.Estatísticas de Acesso Disponibilizar e configurar, no admin do sistema, a página junto a um dos sistemas de estatísticas de acesso mais completos, o Google Analytics. 26.Mapa de Localização Configuração do mapa de localização da empresa (Google Maps 27.Cadastro em Mecanismos de Busca Cadastrar o site da prefeitura de forma correta nos principais mecanismos de busca da internet como Google e Yahoo caso o site ainda não tenha este serviço em funcionamento. 28.Cadastro para Newsletter Permite o cadastro dos contato para o envio de newsletter. Formulário no site permite ao usuário colocar nome e email. O sistema de envio de newsletter é comercializado no mercado à parte e não está envolvido neste módulo. O módulo aqui apresentado é somente para cadastro de emails que receberão a newsletter. 28.1 Exportar Cadastro de Newsletter Exportação de blocos de email de maneira formatada, com o objetivo de serem utilizados no envio de newsletter através de programas específicos disponíveis no mercado. Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO 29.Acessibilidade Menu específico de acessibilidade conforma regras da Lei de Acessibilidade. Inclui acesso à página de descrição sobre acessibilidade (onde constam links de programas para baixar como, por exemplo, Dosvox e Motrix, aumentar/diminuir fonte, versão para daltônicos, acesso direto ao campo de busca, etc) 30.Perguntas Frequentes Exigência em portais de municípios, o módulo permite a inclusão de perguntas e respostas visando esclarecer dúvidas gerais e comuns pertinentes. 31.Contatos Formulário padrão de contato com o município. Permite direcionar o formulário para a Secretaria de interesse para que o mesmo já caia automaticamente na conta de email cadastrado na Secretaria. 32.Configurações Gerais Permite cadastrar as mídias sociais (Facebook, Twitter, Youtube, Flickr, Instagram), os dados do rodapé do site (endereço de localização da Prefeitura, Google Maps e horários de atendimento da Prefeitura),além de definir as contas de email que receberão e-mails do SIC e contatos em geral. 33.Sistema de Agendamento Permite o cadastro de quantidade e horários de atendimento por dia, assunto e local. O usuário do site entra no site, acessa o calendário, verifica os dias disponíveis para agendar algum atendimento e escolhe o horário. Este dia e horário fica reservado para o atendimento deste usuário. 34.Exceções de Agendamento Permite criar exceções. Ou seja, em dias que não há atendimento, ou que o atendimento é reduzido, é possível tanto desabilitar o dia ou diminuir o horário de atendimento. Tudo fica registrado por email e na área administrativa do site para consulta em tempo real a qualquer momento. 35. Especiais Construção de hotsites/especiais onde é possível inserir conteúdos específicos como notícias, agenda de eventos, galeria de fotos, galeria de vídeos, documentos e páginas personalizadas. O hotsite/especial é vinculado à um layout já criado (criação de três layouts) e terá o endereço criado automaticamente, assim que o especial por criado. Seu endereço será (nomedoespecial).triunfo.rs.gov.br. 36. Dos DADOS (informações) Os dados (informações) de qualquer formato da CONTRATANTE armazenados pela CONTRATADA. Fica firmado entre as partes que os mesmos são de propriedade da CONTRATANTE, devendo a CONTRATADA fornecer cópia (backup) parcial ou total, segundo solicitação da CONTRATANTE, a qualquer momento do período do contrato, término ou rescisão do mesmo. Esta cópia poderá ser solicitada, à escolha da CONTRATANTE, por via de link para download pelo prazo mínimo disponível de 30 dias, ou mídia física de acordo com a solicitação da CONTRATANTE. Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO 37. Dos Menus, links e configurações da interface do site 37.1 Menu Configurável Módulo que permite a inclusão, edição ou exclusão de itens de menu. Podem ser criados itens para o menu principal, bem como os submenus vinculados a cada menu principal. Além disso, é possível determinar a posição dos itens dentro do menu principal, bem como dos itens dentro dos submenus. Não há limite de itens por menu. Toda a configuração do Menu poderá ser feita por pessoal da contratante habilitado tendo total acesso aos recursos de edição do Menu. 38. Diário Oficial O Diário Oficial é o espaço para a publicação dos atos oficiais do município. As edições do Diário Oficial ficam armazenadas no sistema, gerando um histórico de edições. Cada edição é gerada em PDF, possibilitando o download ou impressão do mesmo. Deverá ter busca por edição. O resultado da busca desta edição deverá trazer todas as publicações atreladas a ela. 38.1 Publicações do Diário Oficial Quando se cria o Diário Oficial é necessário lançar individualmente cada publicação. Estas publicações necessitam ser vinculadas a sua edição. Posteriormente é possível consultar a publicação de forma individual. A publicação será individual e atrelada à edição do Diário. Deverá ser possível realizar busca por qualquer publicação. A busca deverá mostrar em qual edição de Diário Oficial está inserida aquela publicação. 38.2 Capa do Diário Oficial Cada edição do Diário Oficial poderá ter uma capa específica. Basta realizar o upload da imagem assim que a edição é criada. Esta imagem ficará associada ao PDF do Diário Oficial. 38.3 Edição Original Diário Oficial Cada edição do Diário Oficial permite que seja enviado o upload de um arquivo caso a edição possua um layout específico como, por exemplo, edição impressa para jornal. Neste caso, o Diário Oficial será especificamente o arquivo PDF, sem necessidade de busca por seu conteúdo interno. Ou seja, neste caso a busca será somente pela edição e não pelas publicações. 39.Treinamento Compreende aulas expositivas sobre todas as funcionalidades e recursos do sistema da contratada, de forma a proporcionar ao usuário uma visão plena sobre a utilização de sistema. O treinamento deverá ocorrer de forma presencial, na sede da Prefeitura de Triunfo. O treinamento será dividido da seguinte forma: a)20 horas para treinamento do site; b)6 horas para treinamento do Diário Oficial. Os treinamentos do site e Diário Oficial ocorrerão em datas separadas por semana. Ou seja, o treinamento do Diário Oficial só ocorrerá uma ou duas semanas após o treinamento dosite. Não será aceito treinamento ou treinamento de reforço, de forma online, já que os treinamentos podem ser direcionados por setor. Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO Licenciamento e Manutenção Mensal Serviços Valor Mensal (R$) A mensalidade de licenciamento devem englobar os seguintes serviços e funcionalidades: - Licenciamento; - Direito de utilização do sistema; - Recebimento de suporte, manutenção e assistência remota (atualizações de segurança e novos recursos); - Tirar dúvidas com a equipe técnica da empresa; - Abertura de chamados técnicos (15 chamados técnicos mensais totalizando 15 horas/mês de suporte); - Solicitação de novas funcionalidades, que poderão ser aprovadas respeitando o tempo de suporte contratado. - Duas visitas técnicas mensais, cumulativas se não utilizadas, presenciais, de 6 horas cada para ajustes no site, solicitações de alterações ou explanação sobre os recursos do site e de que forma podem ser utilizados e configurados. Hospedagem Serviços Valor Mensal (R$) Para que o portal possa ser visto na internet, deverá estar hospedado em um servidor físico. A Empresa gerenciará sua hospedagem em um dos maiores data- centers brasileiros. O plano para portais municipais engloba: - Servidor Dedicado CloudComputing - Espaço Total: 150.000 MB - Tráfego: 150.000 MB/mês - Acompanhamento e Manutenção do servidor Até 350 contas de email com 500MB de espaço mínimo, para cada email. Emails que eventualmente precisem de mais espaço, poderá ser configurado sem custo adicional, desde que a soma de espaço de todos os e-mails não ultrapasse 250GB. Será fornecido acesso ao CPanel para que a própria prefeitura gerencie o espaço disponível para cada email. Triunfo, 03 de agosto de 2022. ___________________________ Roger da Silva Souza Técnico de Informática Mat. 7836-0