Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação:
14 de setembro de 2022
E nesta manhã, aconteceu a cerimônia de recebimento da Chama Crioula, na Praça Bento Gonçalves. A história da Chama se inicia no século XIX, quando a região Central do Rio Grande do Sul era rota de tropeiros e carreteiros. Desde aquela época, viajantes paravam nas cidades da região para alimentação, antes de seguirem viagem. A tradição de acender para o começo dos festejos foi iniciada em 1947.
A Chama Crioula foi conduzida da cidade de Capela de Santana até Triunfo pelos Piquetes Herança Farrapa, Carlos Campos e Laçadores do Fanfa, chama que foi gerada na cidade de canguçu no mês de agosto a nível estadual, para nosso município e nossas entidades tradicionalistas.
Agora a mesma ficará exposta na Praça Bento Gonçalves e também no Camboatá, com dias e horários alternados, os Piquetes foram divididos para realizarem a ronda, que se trata da guarda da chama, feita por uma ou duas pessoas.
Estavam presentes o Senhor Prefeito Municipal Murilo Machado, o vice-prefeito Gaspar dos Santos, Secretário Municipal de Turismo e Cultura Rogério Pisetta, Secretária Municipal de Educação Roseli Pereira, Vereadores Ricardo Souza, Humberto Kuhn.